O Windows 11 deixará de funcionar em computadores antigos, a atualização 24H2, que promete ser o maior update do SO até então.
Computadores muito antigos e estão fora dos requisitos da fabricante Microsoft sequer serão capazes de dar boot no sistema operacional devido a um novo requisito de hardware.
A nova atualização implementará a obrigatoriedade de uma instrução de CPU chamada POPCNT (population count), que passou a ser implementada apenas nos processadores do final da década de 2000 em diante, o que inclui a primeira geração de processadores Intel Core e processadores AMD com arquitetura Barcelona.
Com a nota atualização computadores com processadores core2duo, por exemplo, deixarão de funcionar pois não poderão mais dar boot no Windows 11
Apesar de, desde seu lançamento, o Windows 11 exigir hardware com TPM 2.0, o que já limitava a idade dos computadores que o suportariam, muitos usuários conseguiam burlar este requisito e conseguiam funcionar o SO em maquinas mais antigas.
A partir da nova atualização, cuja primeira build já foi liberada nos canais Canary e DEV, o SO sequer dará boot por falta das instruções no processador e não mais na placa mãe, o que torna extremamente improvável que o problema seja contornado pelos usuários.
Diante deste fato, o windows 11 deixará de funcionar em computadores antigos com chips de mais de 15 anos obrigando os proprietários a buscar SOs alternativos caso queiram dar sobrevida aos atuais equipamentos.
Requisitos mínimos de Hardware para o Windows 11
Desde o lançamento do windows 11 a Microsoft determina requisitos mínimos de hardware necessário para o SO, são eles:
Processador com 1 GHz (ou superior) e 2 ou mais núcleos, além de aparecer na lista de CPUs aprovadas pela Microsoft
- Processador com 1 GHz (ou superior) e 2 ou mais núcleos, além de aparecer na lista de CPUs aprovadas pela Microsoft
- RAM: 4GB
- Armazenamento: 64GB
- Firmware (BIOS): UEFI
- TPM 2.0
- Placa gráfica: compatível com DirectX12 ou posterior com driver WDDM 2.0
- Tela 720p com 9 polegadas ou mais
De qualquer forma, a grande maioria dos computadores atualmente em uso com Windows 11 tem menos de 15 anos de uso e portanto não serão afetados, portanto os proprietários podem ficar despreocupados