Roteador DI 524/150 H1 Dlink – Solução

fevereiro 20, 2010 27 Por alex felicioni

Depois de ver várias pessoas reclamando desse “belo” roteador nos foruns da da NET, e depois de dar como defeituoso uns 4 deles, meu chefe me colocou a seguinte situação..
“….Não podemos trocar esses equipamentos, o custo do RMA não compensa, encontre uma solução para que eles funcionem…”
Ser criativo, tudo bem, mas milagre, aí já é pedir D+.
Bem com a batata quente na mão, decidí encarar desafio e descobrir uma maneira de fazer o tal roteador funcionar sem dar Xabu….rsrsrs
Comecei pelo básico, atualizar o firmware, que até a atual data estava na versão 4,01 b01 ou seja, a mesma mersão qe já estava no aparelho, porém é uma versão beta. e como esperado, nenhuma mudança.
Configurei-o então para atuar nos padrões B/G, visto que ele vem pré configurado para os padrões B/G/N. Melhorou, mas não resolveu. Decidi então remover a criptografia wpa-psk e coloquei a wep de 64 bits, ficou quase perfeito, porém continuava a oscilação no tempo de ping, mas agora, pelo menos, a internet estava mais rápida e parou de perder pacotes.
Percebi outro problema neste roteador que só aparece depois de um tempo, o DHCP as vezes falha, portanto recomendo que usem IP fixo.
Essa solução é um paleativo enquanto a Dlink não disponibiliza um firmware que corrija estes problemas.
Agora, sugiro à Dlink, que faça um recall deste roteador, pois na verdade ele é apenas uma releitura de um modelo antigo que creio eu, como já lí em alguns foruns na net, ele tenham tentado fazer um upgrade sem alterar o hardware, somente por software, e que não deu certo.
Tenho visto na internet, algumas pessoas reclamando que este roteador simplesmente morre e fica pedindo firmware, não peguei este problema ainda, mas a Dlink disponibilizou no site um software que localiza o roteador e faz o update sem a necessidade de acessar via web as configurações. Eu utilizei este método para atualizar o firmware do meu router e funcionou sem problemas.

O link para o firmware citado acima é ftp://dlink:dlink@www.dlinkla.com/pub/drivers/DI-524/FIRMWARE_DI-524_H1_v4.01b01.zip

QQ dúvia posta aí…