Compartilhando impressoras entre windows XP 32 bits e Windows vista / 7 64 bits

Provavelmente alguns de voces precisaram compartilhar uma impressora instaada em um micro com win xp 32 bits com um computador com windows vista ou 7 de 64 bits e percebeu que não é tão fácil assim.

Depois de pesquisar na internet, desisti, pois não encontrei a solução, decidi então apelar para um velho artifícil utilizado no DOS para mapear pastas e impressoras.

Compartilhe a impressora no windows XP 32 bits como faria normalmente, nesse exemplo, vamos usar a um micro chamado servidor e o nome do compartilhamento é impressora1. No windows Vista ou windows 7 de 64 bits, entre no prompt de comando e digite:

net use lpt1 \servidorimpressora1

depois basta voce adicionar uma impressora manualmente no windows Vista e 7 64 bits, com os drivers do 64 bits mesmo. o segredo é instalar a impressora como local na LPT1.

Desse modo, o computador passa a processar a impressão localmente e envia para o computador Win xp 32 bits a impressão no modo raw, e isso é padrão em tanto para 32 quanto para 64 bits.

Pode tentar que dá certo….

Postem aí suas esperiências..

9 Responses to “Compartilhando impressoras entre windows XP 32 bits e Windows vista / 7 64 bits

  • a minha aqui não deu certo.
    tem alguma outra forma de se fazer?

    agradeço
    até

  • Olá.
    Creio que voce deva ter errado na digitação.

    após fazer o comando para mapear a porta LPT1, dê o comando "net use" sem parâmetros para ver se o a porta está realmente mapeada, caso não esteja, o problema está aí.
    Caso esteja, tente o seguinte.
    Baixe o driver para windows7 x64 do site do fabricante da sua impressora, instale no micro com windows7, se a instalação exigir, plugue o cabo usb da impressora para que ela seja instalada localmente.
    após isso, entre nas propriedades da impressora e mide a porta de USB para LPT1 ( que está mapeada para o compartilhamento do micro com windows xp), volte a impressora no micro com windows XP e pronto. isso funciona em todas as empresas nas quis eu precisei implantar o sistema.

  • ae cara deu certinho aki!! nao aguentava mais procurar isso na internet!

    Vlw

  • consegui compartilhar a impressora que se encontra no windows 7 x64 com os terminais do utilizando o windows xp, mas o broco do meu patão utilizando o windows vista não consegui utilizando esse truque, tem alguma ideia pq não consegui no windows vista?//?

  • fiz exatamente, ate o teste "net use" para ver se está mapeando certo,
    .
    OK LPT1 \192.168.2.101impressora microsoft windows networks
    .
    eu mando imprimir e o assistente da impressora diz que a um erro de comunicação, to maluco com isso… oq mais posso tentar?

  • A impressora está instalada no computador servidor com o windows xp instalado e o cliente queria imprimir de uma máquina que tinha o windows 7 instalado.
    SOLUÇÃO:
    1. pegue a impressora instale localmente no máquina com o windows 7 instalado.
    2. imprima a página de teste da impressora que mostra o nome dos drivers utilizados.
    3. vá até propriedades da impressora, "Portas", "Adicionar Porta", "Local Port", "Nova Porta" e digita o caminho do compartilhamento. Ex: (\ComputadorImpressora).
    3. Agora coloque a impressora de volta no computador servidor.
    PRONTO, caso ainda não funcione:
    "Avançado", "Novo Driver" e aponta para o driver correto.

  • Cara, simplesmente sensacional! Um comando simples for DOS! Eu estava pra formatar toda as máquinas da rede aqui! Sério, MUITO OBRIGADO!!

  • Nao consegui compartilhar a impressora que se encontra no windows 7 x64, com os terminais utilizando o windows xp 32, porfavor alguem pode da uma ajuda ai ja fazem 2 dias q estou nessa briga…

  • Fiz como o Fernando Dedé disse… mas dá uma mensagem "Acesso negado" e agora?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *